Estudos

 

Estudo

 

 

Presbítero e Diáconos

 

Intr. Nenhum trabalho é tão importante quanto o que é oferecido, a Deus e a nossos irmãos, esses dois ministério especifico que vamos estudar, foram estabelecido por Deus para suprir as necessidades locais de cada congregação. 

  I – Diaconia (Serviço).

 

  Diaconia significa em todas as partes que se possa ver, dentro da esfera religiosa ou não, atividade exercida; Diakonein - servir ou serviço, um corredor, um mensageiro, ou um criado. Alguém que recebe ordem de um superior, um ajudante, um serviço prestado a outro.

  Isso para alguns como veremos, parece ser humilhante, e mal compreendido, porque irmão tem que servir irmão? Outros pensam como Corá e Abirão Nm 16: 12 – 3.    

  Mas, dentro do evangelho, esse conceito muda radicalmente no sentido de servir, pois é um servir prestado com amor ao próximo Lc. 22: 26, destituído de qualquer outro sentimento, que não seja o bem comum de seus irmãos. Em vês de ser uma obrigação, regida por leis, duras e sem vida.

  Ela passa a ser uma atitude consciente, um desejo do novo homem que há dentro do cristão que nasceu de novo, uma consciência de humildade, de submissão em amor, por causa da gratidão recebida por ser salvo (aceito por Deus).        

§  Definindo o termo das palavras.

* Episkopos - supervisor, pessoa encarregada de verificar, se aqueles sob a sua supervisão estã fazendo corretamente, o que têm que fazer, curador, guardião ou superintendente, líder, ou supevisor de uma igreja cristã Strong Mickelson.

   "Episkopos", ou bispo, é o ancião- oficial, o pastor- superintendente, portanto é o servo que diariamente olha (física e espiritualmente) sobre o rebanho LOCAL (de que também é membro) (e sobre ​​​cada ovelha em particular), pregando, ensinando, cuidando, protegendo, advertindo, exortando, encorajando, consolando, disciplinando, servindo, sendo exemplo, etc. para toda esta assembléia Ltt.

 

 * Diakonia - um criado, ajuda caridosa, serviço oficial do professor Cristão, serviço oficial do corpo de mordomos (os diáconos).

 * Diakonos - criado, um criado, garçom (alguém que seve a mesa, ou em outros, deveres servis). Especialmente; um serviço Cristão masculino em uma função específica; cuidando das viúvas e o pobre, ensinando e auxiliando.

 * Diakoneo - ser um criado, esperar em, ou como um anfitrião, amigo; servir como um professor, (tecnicamente) agir como um mordomo Cristão (o diácono), anunciar como ministro, sirva, use o escritório (ordens recebidas de um superior) de um diácono (outro líder acima dele).

 Servir aos olhos dos gregos

 

 Aos olhos dos gregos, servir é algo totalmente indigno para um homem, pois pensavam eles, que os homens foram feitos para dominar, e era isso que tornava digno um homem, e que o homem só poderia ser feliz, se dominasse, e quem servia era infeliz.

  Por isso o apostolo Paulo diz que a cruz é loucura para os gregos! Como alguém que caiu na maldição de Deus, que foi morto de forma mais cruel de sua época, sendo julgado e morto, sem ter podido se defender, pode salvar alguém? 1 Cor. 1: 23.

  Como alguém que se diz ser o filho de Deus, o criador do universo, pode ter aceitado esta condição, de servir em troca de nada, e ainda morrer por aqueles que o crucificaram. 

Mesmo para nos, muitas vezes é difícil entender o que é diaconia, porque a diaconia está ligado a servir, e a noção que temos de servir é parecido com as dos gregos antigos, de escravidão, ou de empregado, (alguém que recebe para servir).

   Os dois termos estão errados, pois nenhuma expressa o sentido do servir que a bíblia nos ensina.       

   

 Servir aos olhos dos judeus.

  Já os judeus por sua vez aprenderam cedo, que o serviço prestado ao próximo é um bem valioso, Ex. 10: 26, pois aprenderam a servir a seu Senhor e Deus.

 Todas as alianças bíblicas trazem basicamente, o termo servir, Js. 24: 14ª 25. Podemos destacar dois pontos importante que o povo de Israel, aprendeu rapidamente, que era servir a Deus e a seu próximo, pois era esse o dever dos sacerdotes, levitas, porteiros  e etc.      

  Todo trabalho do templo era destinado a homens separado e preparado, deste da infância para este fim, eles cuidava das cousas sagradas, e o povo os servir com seus dízimos e ofertas, para que tivessem seu sustento. Era uma via de mão dupla.

   É importante notar que os todos ministrante do templo, incluído, os sacerdotes era chamados de levitas, pois são descendentes de Levi, que Deus os separou para o serviço da congregação.

 Nm 18: 20 Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

   21  Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo SERVIÇO que prestam, SERVIÇO da tenda da congregação.

   22  E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.

   23  Mas os levitas farão o SERVIÇO da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel.

  24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.

  26  Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao SENHOR: o dízimo dos dízimos.

  Eles foram chamados para o ministério do templo, separados do meio do povo para SERVIR o povo, e foram destituídos de uma herança comum.

  Um Israel no meio de Israel, como a liderança é uma pequena igreja dentro da igreja.

          

 II - Diaconia (serviço) cristão.

   Deste principio se inicia a diaconia crista, pessoas que são separadas para servir a Deus em suas igrejas locais, como foi citada a cima, pessoas que foram separadas dentro das igrejas, homens (mulheres) como os levitas. O motivo maior que se destaca no texto, é para que não morram 22, por causa de seus pecados Nm. 3: 38, mas os escolhidos (os ajudantes com os sacerdotes) deveriam, levariam suas faltas (pecados).

   Israel, ou o povo é apresentado como crianças despreparadas para ministrarem a Deus no santuário, mas, os escolhidos estavam autorizados ao SERVIÇO santo, e preparados para este fim.     

  Outro ponto importante; eles não tinham herança no meio do povo (na repartição da terra), porque o Senhor era sua herança, isso nos da à idéia que devemos SERVIR a Deus, e nossos irmãos sem esperar recompensas. Isto é; sem interesse segundo, senão o amor, è neste ponto que os ensinamentos de Jesus calaram os interesses farisaicos de sua época.        

   Qualquer SERVIÇO prestado que seja resultado de uma atitude de amor, á Deus e ao próximo, 2 Cr. 31: 2 - 35: 1ª 18 isso é a diaconia crista,enquanto e escravo faz porque não ter opçãoo empregado por saláriooutros por famas, o SERVIR que Jesus nos insinuou, é uma atitude de amor e humildade Mt 20: 25ª 28.

  “Tal como o filho do Homem” tal significa; igual, exatamente, do mesmo jeito, do mesmo modo, semelhante, assim como, sem nenhuma diferença.

   Podemos notar quanto a noção do que é diaconia (servir), esta longe de ser praticado em nossos dias.

  Muitos dos que vemos hoje, são pessoas achando que são donos das ovelhas, ou que podem arrancar a couro delas, poucos são os que querem servir ao seu próximo. Tenho observado que quanto maior o ministério (denominação), maior é está verdade, com quem aprendem?

   

* Quem é diácono?

 

  Todos os que SERVEM são diáconos, exceto se ela for superior a Jesus cristo, pois ele sendo Deus, se apresenta como SERVO de Deus Mt 12: 18.

   - Pastores; servem

   - Presbíteros; servem

   - Ancião; servem

   - Evangelista; servem

   - Apóstolos; servem

   - Diaconia; servem

   - Lideres; servem 

   - Mestre; servem

§  São todos iguais? Não.

   Cada ministério tem seu papel dentro da obra do Senhor, e cada qual será exigido segundo o que lhe foi dado, e a hierarquia é para serem obedecidos, os magistrados foram estabelecidos por Deus, para o nosso bem e para que se tenha ordem Rm. 13: 1ª 5.

   São diferentes? Digo que não, todos são SERVOS de Deus, todos SERVEM a comunidade, todos terão que prestarem contas do fizeram, como fizeram.

  1Co. 12:5 E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. 6  E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. 7  A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 

   Seja qual for teu cargo dentro da igreja, Deus visa um único fim, beneficiar a sua igreja, é para ela que fomos levantados, é a ela que devemos também prestar contas em primeiro lugar, lideres não foram chamados para serem servidos, mas, para servirem.

   Há uma promessa tremenda dentro do texto que pegamos por base para este tópico, de sermos participantes dos pecados da comunidade, mas, maior que isso, sermos participantes da santidade de Deus, e de suas cousas, todo dizimo e oferta apresentado no templo era sagrado, e era destinado aos levitas e sacerdotes.

   Mesmo que os diáconos não tenham um salário na congregação, porque o serviço e prestado é por amar a Deus e seus irmãos, imagina o quanto de benções espirituais Deus derramara sobre os presbíteros e diáconos que são fiéis, creio que elas são incalculáveis.

   Por quê? Quem é fiel como o nosso Deus, que é o galardoado de Israel, quem disse; “se fiel no pouco que sobre o muito te colocarei”, quem tem nos abençoado com toda sorte de benção nas regiões celestiais? Deus. Somos participantes do altar, e tudo que tem no altar, é para nos também, e o que esta sobre o altar é o melhor.

  É das primícias, o melhor que o povo tinha e tem. O melhor do povo, e o melhor de Deus, encontram-se no ALTAR, onde esta a liderança da igreja! Existe bem maior que este?

   Ex 29: 27 E santificarás O PEITO da oferta de movimento e a coxa da oferta alçada, depois de movida e alçada, isto é, aquilo do carneiro de consagração que for de Arão e de seus filhos; 28 e isto será para Arão e para seus filhos a porção de direito, para sempre, da parte dos filhos de Israel, porque é oferta alçada; e oferta alçada será dos filhos de Israel, dos sacrifícios das suas ofertas pacíficas, oferta alçada ao Senhor.

 

 * Qualificações para o Presbítero e diaconato;

   O mesmo que se exige para os crentes, exige-se para os obreiros, com uma única ressalva, o crente dos acentos, estão em processo de santificação e purificação das coisas do mundo, os presbíteros e diáconos (lideres), já devem ter vencidos o que os crentes comuns ainda não venceram.

   E as qualificações para o ministério são muitas, e são necessárias para o desenvolvimento do caráter cristão na comunidade local, pois são os líderes que transmitirão o Cristo (caráter) ressurreto (perfeito) aos novos.

 

Qualificações 1 Tm 3: 1ª 13.

   1º Aspira ao episcopado - excelente obra.   

   O candidato ao ministério episcopado (superintendente) e o que serve (diácono) 3: 8 precisam desejar ardentemente o ministério, ter uma convicção profunda dos seus desejos (chamado). Não devem anelar o titulo, mas os encargos, de suas funções.

   Muitos desejam o cargo, sem pesar no peso do encargo, estes, não suporta o calor das provações e dos desafios que encontrarão no ministério, pois o trabalho é duro, sem recompensas imediatas, terás de doar não só algumas horas, mas, a sua vida, seus bens, e seu lazer.

    Serás inquirido por seus lideres superiores, e pela congregação; esta palavra Inquirir significa; indagar – investigar – pesquisar – perguntar, ser interrogado. Há outra palavra parecida que traz uma conotação ainda mais precisa - Inquerir; que significa ser amarrado, apertado com cordas, como se amarrava as cargas antigamente sobre um animal. Os candidatos ao presbitério e a diaconia não pode se enganar, ele ou ela (s) foram chamados para servirem, e o serviço sempre trará certas cobranças, como de horário, reuniões, aprimoramentos, e muitas outras que surgirão ao longo da caminha.

    É preciso que se compareça em todas as reuniões, que seja submisso, as autoridades, que se faça uso dos uniformes e outras exigências.

        

    A obra é excelenteo desejo é bom.

 

  "O que é o uso de um ministro preguiçoso? Ele é de nenhum bem para o mundo, para a Igreja, ou para ele mesmo. Ele é uma desonra à profissão (chamado) mais nobre que pode ser dada aos filhos dos homens." (Spurgeon)

    O que está errado é a consciência dos candidatos ao ministério. Neste caso a solução, é a escolha daqueles que deseja o ministério, e só o desejo de ser um ministro não é suficientemente forte, é preciso ter as qualidades que Deus requer dos lideres das igrejas.

    Se, alguém não tem as qualidades exigidas, não está apto para assumir o ministério, neste caso ele não pode aprender dentro do ministério, pois as conseqüências serão grandes. Há duas palavras no vs. 2 que indica esse ponto, “é necessário – seja”            Necessário é um adjetivo - indicando qualidade, caráter, modo de ser ou estado, indispensável e preciso:

   Seja e um subjetivo do verbo ser - Relativo ao sujeito condição de ir, vá, faça de acordo, existir.

    Uma é qualidades adquiridas, outra é inerente a pessoa (sujeito), o que ela faz esta de acordo com seu caráter, não é um ataque a sua pessoa, ele sente prazer de ser o que é.                           

    Enquanto procura ferramentas (qualidades) para melhorar seu desempenho diante de Deus e da igreja.

  

 III – As exigências p/ presbíteros diáconos (serviço).     

    Dividamos por áreas, para melhor entendemos as exigências que Deus requer de seus servos, no ministério e principalmente na vida cotidiana.

§  No lar.

Esposo de uma só mulher.

   Considerando que no oriente o homem poderia e ainda pode ter mais que uma mulher, este principio (cultura, costumes) do povo, não se aplica as igrejas do tempo dos apóstolos, nem nas igrejas de hoje, principalmente dentre os que almejam o ministério.  

   Pode se, perguntar; e se ele já foi casado (a) e se este é o segundo matrimonio? A bíblia não da margem para estes pensamentos, porque a palavra de Paulo antes de começar a falar, é que o “bispo seja irrepreensível” 1 Tm 3: 2 – 12, significa que seja totalmente inocente, inquestionável, incriticável, alguém que não de motivo para acender as chamas do falatórios alheios a ()

   E isso se aplica aos diáconos e diaconisas, como aos presbíteros das igrejas, e outras lideranças eclesiásticas da igreja. Mesmo que nós como servos de Deus, temos a consciência que o sangue nos lava por completo, e que não fica nenhuma mancha, o texto diz logo a baixo, que tem que haver um bom testemunho dos de fora vs. 7.

   Não devemos nada ao mundo, mas a Deus, é verdade, mas como podemos transmitir o caráter irrefutável de Cristo e sua igreja, quando ela pratica as mesmas obras que diz condenar, se condenamos no mundo, não pode ser aceito na igreja, isto é, não sua liderança (no corpo docente).   

§  Governo no lar.

   Alem de ter um só matrimonio, é preciso saber governar sua própria casa 1Tm 3: 4 – 12.

   Governar sign. estar à frente, colocar sobre, estar sobre, superintender, presidir sobre, ser um protetor ou guardião, dar ajuda, cuidar, dar atenção, professar ocupações honestas (Strong Mickelson). Veja que o candidato deve servir com sua liderança ou governo, primeiro, dentro de sua propria casa, depois dentro da igreja.

   E como o apostolo não especifica, e é o papel do todo homem, significa que é em todas as areas da vida.

  - Como pai (autoridade da casa)

  - Marido (Varão ) homem de carater.

  - As finanças    

  - Os filhos

   Significa; que ele é quem decide, ele quem protege, ajuda, é ele quem se doa como fez nosso Senhor Jesus Cristo, para com a igreja. Assim deve os lideres (presbíteros) e diáconos proteger etc. junto o pastor o rebanho de Deus.

   - Os filhos diz quem somos Mt 12: 27, e aponta para os outros (os de fora) onde erramos, e eles (os filhos) não tem medo de apontar para nos e dizer quais são os nossos defeitos. Podemos ser grandes empresários, e péssimos pais, grandes pregadores eloqüentes, mais em casa, sem nenhuma expressão para os filhos, Davi foi assim!

   Por isso os filhos é um meio de vermos que é a pessoa, e se esta apta para o ministério, por o que Paulo nos apresenta no vs. 3 é muito serio e equilibrado, com relação aos filhos – disciplina e respeito.

   disciplina; ensinar os filhos obedecer, sujeição ou ato de estar sujeito.

   respeito; o ato de a pessoa dar honra e dignidade, liberdade, significa que o pai disciplina, mas, com amor, dando aos filhos honras, sem oprimir, mas, depreendendo com os filhos todas as questões.

  Em outras palavras, pais que não são extremistas, não são liberais, nem radicais, mas moderados, cônscios. Estes filhos crescem sem medo, e sem revoltas, como foram respeitados em casa, respeitaram fora delas.  

      

§  Hospitaleiro.

    Mesmo que na nossa cultura, e nos tempos moderno que vivemos, não haja necessidade de hospedagem como era necessária nos tempos antigos, ela se faz necessário, pois a palavras; “philoxenos – significa alguém apaixonado por convidados, dado (ou amante do uso) da hospitalidade.

    Como que o diácono ou presbítero poderá desenvolver bem seu ministério, se não gostar de visitas, ou de visitantes, como poderá receber alguém de boa vontade na igreja, principalmente nas nossas igrejas; que é quem recebe as pessoas nas portas? São os diáconos! (a). E quem é chamado para aconselhar na ausência do pastor? Presbíteros! Tg 5: 14, por isso os diáconos e presbíteros são chamados para ser verdadeiros despenseiros de Deus.

   Pessoas que cuidam da dispensa de Deus (física e espiritual) administradores, pessoas encarregada, responsáveis por cuidar das cousas de Deus Tt 1: 7e 8.   

    Há um ditado que diz; a “primeira impressão é a que fica”, que impressão ficará quando alguém é recebido com pouco caso, ou com indisposição, ou se ela é recebida como se fosse número?  Como você se sentiria, o que ia pensar de um lugar assim? É isso que as pessoas pensão, quando os presbíteros e diáconos não fazem jus a seu ministério. 

    Tanto na porta ou dentro dela, as pessoas precisa se sentir amada, respeitada, valorizada, protegidas, e só os lideres atuantes podem fazer isso dentro e fora das igrejas, e que goste de fazer este trabalho: quer saber se os lideres são verdadeiros no que fazem? Pergunte a elas quantas pessoas novas ela conhece por nome, e sem tem no mínimo um pouco de intimidade com elas! Se elas ajunto ou espalha, se elas não fizerem nenhuma das coisas às removam, pois não serve para o ministério.

   Se não pode fazer outras perguntas! Qual é o fluxo de visitas na sua casa, você gosta de visitas, gostas de servir seus convidados, quantas pessoas freqüentam sua casa, eles costumam voltar a sua casa? Peça para citar nomes das pessoas novas que estão freqüentando a igreja, veja quantas delas são novas na comunidade, e quantas eles (candidato) as conhece. O ministério começa em casa, se ela não gosta de receber visitas, de servir, se ela não é educada, ela ainda não esta pronta para assumir o ministério.    

   

§  Caráter pessoal.

   Aquilo que é peculiar, concernente, pertence à pessoa em si, ou a marca da pessoa, todos nos temos nossa marca, traços, que pode ser bem visto ou não. Elas definem o que cada um é, algo do nosso intimo, índole, natureza, temperamento.

Vejamos;